Atualizado: 24-Aug-2007

Projeto de Pesquisa
(Parte VIII - Método Estatístico,
Cálculo do Tamanho da Amostra)


diapositivos em PDF

diapositivos em PPT

Ementa da aula | Conteúdo da aula | Artigo para leitura prévia
Objetivos de aprendizag
em | Leitura complementar


Ementa da aula

A definição

O cálculo do tamanho da amostra é uma das partes do projeto de pesquisa na qual são descritos os itens que foram levados em consideração para que o estudo tivesse o tamanho da amostra utilizado.

A importância

O cálculo do tamanho da amostra deve, obrigatorimante, fazer parte de qualquer projeto de pesquisa. O objetivo principal é estabelecer, objetivamente, qual o número de sujeitos da pesquisa que necessitam ser estudados. Esta aula foi elaborada para responder a pergunta: Qual é o tamanho da amostra que eu preciso? Essa é uma pergunta feita freqüentemente por todos os pesquisadores em todos os tipos de pesquisa científicas e em particular por aqueles que pretendem realizar uma pesquisa na área de saúde. a área de saúde, é necessário realizar o cálculo do tamanho da amostra para não estudarmos, nem mais, nem menos, indivíduos que o necessário para se obter uma conclusão confiável na pesquisa em que estamos planejando, bem como por problemas éticos e logísticos.

Quem deve fazer?

O próprio pesquisador. O estaticista poderá auxiliar neste processo. No entanto a responsabilidade é apenas no pesquisador.

Quando fazer?

Na fase de planejamento da pesquisa, pois este é um item obrigatório no projeto de pesquisa. O ideal é que jáno início do planejamento da pesquisa, na elaboração do plano de intenção seja realizado este cálculo para ajudar a determinar se a pergunta de pesquisa é viável. Ainda no planejamento, após a revisão da literatura, um novo cálculo pode ser realizado para aprimorar os valores encontrados.

Aonde fazer?

Em qualquer local que tenha disponível um computador com acesso a internet. Pois o que vamos precisar são de calculadoras on-line para realizar esta tarefa.

Como fazer?

Qualquer estudo deve apresentar os parâmetros utilizados para o cálculo do tamanho da amostra. De acordo com o tipo de estudo parâmetros diferentes precisam ser informados. Veja os exemplos.

Exemplo 1. Para realizar o cálculo do tamanho da amostra de uma pesquisa que estima uma proporção (estudo tranversal de prevalência) , o pesquisador deve informar: proporção na população, precisão da estimativa, nível de significância.
URL: http://lee.dante.br/pesquisa/amostragem/di_1_pro_est.html

Exemplo 2. Para realizar o cálculo do tamanho da amostra de uma pesquisa que compara duas proporções (ensaio clínico aleatório), o pesquisador deve informar: proporção no grupo 1, proporção no grupo 2, nível de significância, poder do teste, teste de hipótese monocaudal ou bicaudal.
URL: http://lee.dante.br/pesquisa/amostragem/di_2_pro.html

Exemplo 3. A descrição do cálculo do tamanho da amostra em um projeto de pesquisa (clique aqui).

Além do cálculo, se necessário, as razões para selecionar o tamanho da amostra, incluindo as reflexões e os cálculos sobre o poder estatístico da pesquisa e a justificativa clínica podem ser apresentados.

A aula

O método estatístico de uma pesquisa clínica deve ser dividido em duas partes: a) cálculo do tamanho da amostra; b) análise estatística. Nesta aula será abordada apenas a primeira parte, isto é, o cálculo do tamanho da amostra.

[ Sobe ]


Conteúdo da aula

• Qual a relação entre a pergunta clínica e o tamanho da amostra?
• Por que é necessário calcular o tamanho da amostra?

• Quem determina o tamanho da amostra?
• Quais são os componentes necessários para calcular o tamanho da amostra?
• Como é calculado o tamanho da amostra?
• Como é ajustado o tamanho da amostra?
• Por que os estudos com pequeno tamanho de amostra perdem a acurácia?

[ Sobe ]


Artigo para leitura prévia

Carvalho SMR, Castro AA. Projeto de pesquisa (parte VIII - método estatístico / cálculo do tamanho da amostra). In: Castro AA. Planejamento da pesquisa. São Paulo: 2001. Disponível em: URL: http://www.evidencias.com/planejamento/pdf/lv4_10_tamanho.pdf

[ Sobe ]  


Ao final da aula, o aluno bem sucedido
deverá ser capaz de:

• Entender a relação entre a pergunta clínica e o tamanho da amostra;
• Justificar a necessidade de calcular o tamanho da amostra;
• Saber quem determina o tamanho da amostra;
• Listar e definir os componentes necessários para calcular o tamanho da amostra;
• Entender como é calculado o tamanho da amostra;
Entender como é ajustado o tamanho da amostra;
• Justificar a perda de acurácia nos estudos com pequeno tamanho de amostra.

[ Sobe ]


Leitura complementar

Tamanho da amostra para pesquisa em ciências da saúde. Laboratório de Epidemiologia e Estatística, São Paulo. Disponível em: URL: http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/amostra.html & http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/calculo_amostra.html

http://moodle.uncisal.edu.br/course/view.php?id=17
Programa Miha Primeira Pesquisa. Passo-a-passo da realização de uma pesquisa, desde a formulação da idéia brilhante até o encaminhamento do artigo original para publicação. Acesse como VISITANTE.

http://www.evidencias.com/cc_glossary_traducao_412.PDF
Glossário de termos de metodologia

Lwanga SK, Lemeshow S. Sample size determination in health studies: a practical manual. Geneva: World Health Organization; 1991. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/publications/9241544058_(p1-p22).pdf http://whqlibdoc.who.int/publications/9241544058_(p23-p80).pdf

UNDP/World Bank/WHO Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR). Workbook for investigators. Geneve: WHO/TDR; 2002 http://whqlibdoc.who.int/hq/2002/TDR_PRD_GCP_02.1b.pdf

Pocock SJ. The size of a clinical trial. In: Pocock SJ. Clinical trials: a practical approach. Chinchester: John Wiley & Sons; 1983:123-141. (ISBN 0 471 90155 5)

Julious SA, Campbell MJ, Altman DG. Estimating sample sizes for continuous, binary, and ordinal outcomes in paired comparisons: practical hints. J Biopharm Stat. 1999 May;9(2):241-51.

Campbell MJ, Julious SA, Altman DG. Estimating sample sizes for binary, ordered categorical, and continuous outcomes in two group comparisons. Br Med J. 1995 Oct 28;311(7013):1145-8. Disponível em: URL: http://www.bmj.com/cgi/content/full/311/7013/1145

Kerry SM, Bland JM. Sample size in cluster randomisation. Br Med J. 1998 Feb 14;316(7130):549. Disponível em: URL: http://www.bmj.com/cgi/content/full/316/7130/549

Altman DG. Statistics and ethics in medical research: III How large a sample? Br Med J. 1980 Nov 15;281(6251):1336-8.

International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Ann Intern Med. 1997;126:36-47. Disponível em: URL: http://www.icmje.org

[ Sobe | Volta ]


Conteúdo protegido por direitos autorais, pode ser copiado apenas para uso pessoal.
Copyright © 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 by Aldemar Araujo Castro
Correio eletrônico:
email@evidencias.com
URL: http://www.evidencias.com/planejamento/lv4_10.htm